"Com Apocalípticos e integrados, Umberto Eco lança as bases de uma crítica estético-semiótica das histórias-em-quadrinhos ao fazer detalhada análise da página inicial de Steve Canyon, conhecida série quadrinhística americana de 1947 (criada por Milton Caniff)6. Sua análise abrange enquadramento por enquadramento; imagem por imagem,portanto. Mais rigorosa do que qualquer outra crítica feita até então, em se tratando da linguagem e semioticidade dos quadrinhos, a leitura do teórico italiano tem o fulgor das grandes idéias. E surge num momento de fascinantes debates políticos e os mais diversos questionamentos artísticos, literários e culturais: a própria contracultura ensaiava seus primeiros passos. E o cinema vivia seu melhor momento criador: na Europa, nos Estados Unidos, na Ásia, na América Latina". Moacy Cirne
“Quadrinhos são uma narrativa gráfico-visual, impulsionada por sucessivos cortes, cortes esses que agenciam imagens rabiscadas, desenhadas e/ou pintadas. O lugar significante do corte – que chamaremos de corte gráfico – será sempre o lugar de um corte espácio-temporal, a ser preenchido pelo imaginário do leitor” LIVRO: QUADRINHOS: SEDUÇÃO E PAIXÃO (CIRNE, 2000, p.23)
DESCENDO PELA TOCA DO COELHO: UNIVERSO DA ARTE SEQUENCIAL
Seja bem vindo em meu Blog, aqui você vai encontrar principalmente informações sobre a Arte Sequencial, em seu caráter artístico-semiótico-semiológico. Encontrará também fotos de atividades que realizei em Universidades e Faculdades do Pará em Turmas de Letras-Licenciatura. Estamos abertos para sugestões ou pedidos de matérias, ou mesmo dúvidas sobre a teoria dos quadrinhos. Pode entrar!
CORTES EM SEQUÊNCIA
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